PILAR, EMANCIPAÇÃO JÁ

SEJAM TODOS BEM VINDOS AO BLOG DA EMANCIPAÇÃO DE PILAR!



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Câmara deve votar PL que trata da criação de Municípios na próxima terça-feira



Ag. Câmera Projeto que estabelece o meio para emancipação de Municípios será votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados no dia 14 de maio.

Os deputados aprovaram, nesta terça-feira, 7 de maio, o requerimento para votação em regime de urgência do Projeto de Lei Complementar do Senado (PLC) 416/2008.

Com 399 votos favoráveis, 19 contrários e uma abstenção, a votação do mérito do projeto foi marcada para a próxima terça.

O PL debatido regulamenta o Parágrafo 4º, do Artigo 18 da Constituição Federal, que trata da criação, da incorporação, da fusão e do desmembramento de Municípios.

O texto prevê que a definição será por meio de leis estaduais, com base em estudo de viabilidade municipal e de consulta prévia por meio de plebiscito nos Municípios envolvidos.

No entanto, o projeto veda a criação, incorporação, fusão e o desmembramento de Municípios quando implicar em inviabilidade dos Municípios pré-existentes.

Assim, o passo inicial para a criação de um Município será a apresentação de requerimento subscrito por, no mínimo, 10% dos eleitores residentes na área geográfica que se pretenda emancipar, dirigido à Assembléia Legislativa Estadual.

Apesar de está na Câmara deste 2008 ano em que foi aprovado pelo Senado o PL não foi aprovado por nenhuma comissão técnica da Casa onde deveria tramitar.

Mas, com a aprovação do requerimento de urgência, ele será votado diretamente pelo plenário da Câmara.

Se for aprovado sem alterações, segue para sanção presidencial.


Da Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário