PILAR, EMANCIPAÇÃO JÁ

SEJAM TODOS BEM VINDOS AO BLOG DA EMANCIPAÇÃO DE PILAR!



terça-feira, 17 de abril de 2012

Governo federal se rende a pressão dos emancipalista e garante que as cidades estarão constituídas em 2016.

Com entusiasmo diversas caravanas comemoravam nas ruas da capital federal o grito de liberdade dos distritos, pois o governo garantiu que em trinta dias o problema estaria resolvido e a matéria das emancipações agora seria devolvida para os estados, preenchendo assim a lacuna deixada pela emenda 15/96, que requisitava uma lei complementar federal para que os estados se adequassem com lei complementar estadual atendendo a requisitos de lei federal. O movimento foi ouvido pela casa civil e José Sarney presidente do senado, alem de uma caravana de deputados federais acompanhado pelo PTbista Pernambucano, José Augusto Maia, que está a frente da comissão mista que defende a matéria das emancipações em todo Pais.
Em Brasília, as cores das bandeiras das futuras cidades tomaram de conta das principais avenidas da capital numa grande caminhada rumo a praça dos três poderes em frente ao Palácio do Planalto, onde aglomerou emancipalista vindo de todo pais, com milhares de populares que vieram mostrar que emancipar não é vontade de políticos para criar novos poderes, e sim vontade do povo. A caravana de emancipalistas Pernambucanos contavam com a participação dos distritos de Izacolandia, Nascente, Pão de Açucar, Barra de São Pedro, Projeto Fugencio, Ponta de Pedra, São Domingos, Ibiranga; ambos cordenados pelo Presidente da UPDNMU – União Pernambucana em Defesa dos Novos Municípios, Júlio Cesar de Izacolandia e O suplente de deputado estadual do PV, Antonio Pereira do Projeto Fugencio em Santa Maria da Boa Vista. O governo pediu que os emancipalista chegassem em seus distritos soltando foguetes, pois 2016, as emancipações será fato consumado.




O movimento ocorreu nos dias 10 e 11 de Abril.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cerca de mil manifestantes percorreram ontem as ruas de Brasília da Torre até o Palácio do Planalto, em protesto pela criação de novos municípios.

Domingos Filho, Vice Governador do Ceará.

A concentração das delegações emancipalistas de vários estados, em reunião realizada às 10h00 nas imediações da Torre de Brasília, desceu em passeata até o Palácio do Planalto, com a finalidade de conseguir uma audiência com as ministras da Casa Civil Gleise Hoffman e Ideli Savati. Com objetivo de discutir o envio ao Congresso Nacional, do anteprojeto de Lei Complementar (Colóquio Federativo) que irá regulamentar o parágrafo 4º do artigo 18 da Constituição Federal/2008.
Segundo o dep. José Augusto Maia (PTB-PE) presidente da Frente Mista Parlamentar de Apoio a Criação de Novos Municípios, organizador da Marcha a Brasília pela Criação de Novos Municípios, esta mobilização surtiu efeito, pois, na parte tarde uma equipe de assessores da Casa Civil recebeu uma comissão de emancipalistas.
Domingos Filho, vice governador do Ceará que esteve presente a reunião, adiantou que as conversações ainda precisam evoluir, pois os membros do governo não mostraram nenhum interesse em atender as reivindicações dos manifestantes.
Como estava previsto, no final da tarde a Frente Parlamentar se reuniram no Auditório Nereu Ramos com os membros das delegações, onde foi relatado para mais de 300 pessoas presentes o teor das conversas com a equipe da Casa Civil. Várias autoridades estiveram presentes e desta vez Domingos Filhos pode passar aos presentes toda a sua experiência com essa bandeira, adiantou. “Estou nesta luta por entender q a criação de novos municípios não poderia estar sendo impedida de ocorrer, ora se cabe a união autorizar a criação de estados, como ocorreu recente no Pará, então, caberia aos estados criarem seus municípios”.
Na mesma linha de raciocínio, todos os deputados federais e estaduais presente, manifestaram apoio incondicional, dentre eles o líder da bancada nordestina Gonzaga Patriota (PSB-PE), Domingos Neto (PSB-CE), Zequinha Marinho e Zé Geraldo ambos do PT-PA, dentre outros. Carlinhos Florêncio, deputado estadual do Maranhão e presidente da Comissão de Criação de Novos Municípios da ALEMA, falou do avanço em seu estado, uma vez que no inicio desta legislatura uma equipe de deputados maranhenses esteve no Ceará e pode ver de perto o que estava sendo feito naquele estado e assim foi possível a ALEMA apresentar e aprovar a lei para que o Maranhão pudesse emancipar distritos.
Segundo o presidente da Comissão de Novos Municípios da Assembléia do Ceará Luiz Carlos Mourão “ A reunião foi frustrante, pois a Casa Civil nomeou como interlocutor junto a Frente Parlamentar e os movimentos emancipalistas brasileiros um técnico do terceiro ou quarto escalão do governo que não detinha nenhum poder de resolutibilidade, acredito ainda, na sensibilidade do membros do TSE autorizarem os plebiscitos no estado do Ceará”, concluiu.
Fotos da reunião no Auditorio Nereu Ramos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CONVITE

A COMISSÃO DE EMANCIPAÇÃO DE PILAR CONVIDA VOCÊ, PARA REUNIÃO QUE ACONTECERÁ HOJE AS 19:30HS NO CLUBE PILAR PARA TRATAR DE EMANCIPAÇÃO.
SUA PRESENÇA É IMPORTANTE. COMPAREÇA!
AGRADECE A COMISSÃO

BANDIDOS TOCARAM O TERROR NO DISTRITO DE PILAR EM JAGUARARI DURANTE ASSALTO AO BANCO DO BRASIL

Uma madrugada de muito terror passaram os moradores do distrito de Pilar, era por volta das 3hs:00min deste sábado (31/03), quando cerca de 15 bandidos fortemente armados com fuzis, pistolas 9mm, chegaram no distrito de Pilar e explodiram dois dos três caixas eletrônicos com dinamite, e levando todo o dinheiro, não satisfeitos os mesmos seguiram para o quartel da Policia Miltar onde lá os meliantes efetuaram vários disparos, no quartel e na unica viatura daquele distrito, no momento da ação uma PM se encontrava no quartel e foi alvejada por dois disparos, acertando a mesma no queixo e no ombro,que foi identificada como NEUMA SÁ, a mesma foi levada para Juazeiro onde está internada, mais agora passa bem.

A PM , Polícia Civil de Jaguarari e a Cipe-Caatinga se encontram no distrito realizando diligências para tentar capturar os bandidos.