PILAR, EMANCIPAÇÃO JÁ

SEJAM TODOS BEM VINDOS AO BLOG DA EMANCIPAÇÃO DE PILAR!



sábado, 27 de agosto de 2011

Reunião da Comissão da Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados

Reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais Frente parlamentar da Câmara dos Deputados quer fim da Emenda 15, que retirou autonomia dos Estados sobre o assunto.
 
Presidida pelo deputado Celso Giglio (PSDB), audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, teve como finalidade debater, nesta quarta-feira, 24/8, a situação de áreas emancipandas e anexandas do Estado. Representantes de comunidades interessadas no tema, lotaram o auditório Franco Montoro. O convidado especial do encontro, deputado federal José Augusto Maia (PTB/PE) e ex-prefeito do município de Santa Cruz do Capibaribe (PE), é presidente da Frente Parlamentar da Câmara dos Deputados pela Derrubada da Emenda 15, que retirou a autonomia dos Estados para criação de novos municípios. Ele explicou seu trabalho junto ao Congresso Nacional e ao governo federal, por intermédio da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, pela derrubada da emenda.
Emenda 15
Segundo Maia, quando a Emenda 15 à Constituição Federal tirou a autonomia dos Estados, a medida se fazia necessária em razão do elevado número de novos municípios criados, conforme disse, sem regras ou planejamento. Maia discorreu sobre seu trabalho junto a cada deputado e cada senador, de convencimento quanto à necessidade da derrubada da emenda. Para ele, é possível que a matéria seja votada ainda neste ano, o que possibilitaria a realização de eleições nos novos municípios.
O deputado federal ilustrou sua argumentação com dados de pesquisa realizada pelo BNDES que aponta os Estados mais desenvolvidos. Segundo o estudo, Minas Gerais está em primeiro lugar, Rio Grande do Sul em segundo e São Paulo em terceiro. “Não é por acaso que são os Estados com maior número de municípios. Assim também são os países mais desenvolvidos, em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 34 mil cidades. O Brasil tem 5.561 municípios. Estamos bem longe nessa contagem e com espaço suficiente para crescer”, asseverou Maia.

PEC estadual
Celso Giglio informou que a PEC 2/2010, de sua autoria, dá nova redação ao artigo 145 da Constituição estadual, com o objetivo de criar, fundir, incorporar e desmembrar municípios por lei ordinária, já foi aprovada pelas comissões e está em condições de ser votada pelo Plenário. Giglio destacou a importância da medida e solicitou apoio de seus colegas deputados para sua aprovação.
Jooji Hato (PMDB) considerou justa a reivindicação das comunidades e afirmou estar junto nessa luta. Beto Trícoli (PV) elogiou o trabalho municipalista do presidente Giglio e sugeriu a elaboração de um documento apoiando a PEC 2, para que todos os líderes assumam o apoio à matéria. Trícoli lembrou a importância de responsabilidade na organização administrativa dos novos municípios.
Isac Reis (PT) parabenizou o deputado Maia pela iniciativa de formar a frente parlamentar com objetivo de resgatar um erro do passado. O deputado entende que a realidade dos municípios é peculiar a cada um deles, e que o Estado tem melhores condições de avaliá-la. Hamilton Pereira (PT) comentou a discrepância entre o número de habitantes de algumas áreas, citando o entorno de Sorocaba, onde há municípios com 8 mil habitantes, e a própria cidade de Sorocaba, que possui bairros com 36 mil habitantes. A importância da emancipação, segundo Pereira, é fundamental.
A audiência contou com representantes de populações que pedem a anexação das áreas onde residem a municípios limítrofes. É o caso do bairro Marieta Dian (cujos moradores pedem a vinculação da localidade a Paulínia), de Ibitiuva (Pitangueira) e do distrito de Rechã (Itapetininga). Participaram, ainda, o presidente da União Brasileira em Defesa da Criação de Novos Municípios, Augusto César, e o presidente da Associação Paulista das Áreas Emancipandas e Anexandas, José Nunes, além dos deputados Celino Cardoso (PSDB), André Soares (DEM) e Ed Thomas (PSB).

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

E-mail recebido por Raquel Coelho

A Secretária do Movimento Brasileiro em Defesa da Criação de Novos Municípios, Raquel Coelho, recebeu nesta sexta-feira (19), via e-mail relatório de acompanhamento das ações que vem acontecendo em Brasília.

Veja o e-mail.

Acompanhamento de Proposições Brasília, sexta-feira, 19 de agosto de 2011


Prezada Raquel Damasceno Coelho,

Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.

PLP-00416/2008 - Dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, para regulamentar o § 4º do art. 18, da Constituição Federal.

- 18/08/2011     Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 2901/2011, pelo Deputado Chico D'Angelo (PT-RJ), que: "Requeiro a Vossa Excelência, nos termos do art. 114, inciso XIV do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a inclusão na Ordem do Dia do Plenário da Câmara dos Deputados da PLP 416/2008 (origem PLS 98/2002), que dispõe sobre o procedimento para a criação, incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, para regulamentar o parágrafo 4º do artigo 18 da Constituição Federal".

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Senhor do Bonfim terá aeroporto de pequeno porte

O governador Jaques Wagner (PT) autorizou o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) a realizar estudos para desapropriação da área onde será construído o novo aeroporto do município de Senhor do Bonfim, no norte do estado. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, serão investidos R$ 30 milhões na implantação da pista de rolagem, pátio de estacionamento e pista de pouso com capacidade para aeronaves de até 60 assentos. O terminal terá ainda balizamento noturno, farol rotativo, estação de comunicação e de passageiros, além de veículos destinados à brigada de incêndio. As obras para o novo aeroporto regional devem ser licitadas até o final de 2011. Segundo o diretor geral do Derba, Saulo Pontes, a expectativa é a de que o aeródromo beneficie 254 mil habitantes da região.

Caminhão da Liquigás vira em Pilar

Hoje por volta das 15h35mim um Caminhão da Empresa Liquigás de Placa  JMW 8035 acabou virando nas proximidades do Hospital Policlínica Vale do Curaçá. O caminhão vinha carregado de botijões de Gás da Cidade de Uauá sentido Senhor do Bonfim quando tentou desviar de um carro pipa que cruzou a pista no contorno da entrada da Cidade, e para evitar um colisão dos dois veículos o motorista tentou desviar e acabou perdendo o controle e tombando. O motorista e dois auxiliares foram levados ao hospital, medicados e já receberam alta. A Polícia chegou no local logo após o acidente e fez a proteção da carga evitando assim possíveis saques. O representante da Empresa Ney Bonfim, filho do Empresário Zeca Bonfim, esteve no local e já tomou todas as providencias necessárias quanto ao caminhão e aos botijões.  

Pilar se despede da Professora Ana Lucia

O corpo da Professora Ana Lucia chegou a Pilar hoje por volta das 14h onde ficou ate às 16h na Igreja Católica de Pilar e seguiu para Uauá onde será velado e sepultado
Ana Lúcia Gonçalves Ribeiro Morreu nesta quarta-feira (17) vítima do acidente que envolveu uma van e um caminhão na BR-407, próximo ao distrito de Carnaíba do Sertão, em Juazeiro, nesta terça. Segundo informações da TV São Francisco, a vítima estava no veículo de transporte alternativo, que trazia na maioria estudantes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A van ia de Pilar para Juazeiro. A vítima estava internada no Hospital de Traumas de Petrolina. Após passar por uma ultra-sonografia os médicos que acompanhavam Ana constataram uma hemorragia interna e uma grave lesão no fígado. Ela passou por uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. 

Último adeus a Janailde!

Foi enterrada na cidade de Queimadas a 300km de Salvador a jovem Janailde Oliveira Almeida de 22 anos. A estudante cursava o último semestre do curso de Letras, na Universidade de Pernambuco, com sede em Petrolina e morava em Pilar BA.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Morre mais uma vítima do acidente com Van na BR-407

Pilar perde mais uma de suas moradoras, além da jovem Janailde que morreu na hora do acidente, morreu hoje a tarde a Professora Ana Lúcia Gonçalves que também estava na Van que levava estudantes do Distrito Pilar no dia de ontem (16) para as Cidades de Juazeiro e Petrolina e que acabou batendo em um caminhão. Segundo testemunhas o caminhão estourou o pneu dianteiro, e invadiu a pista contrária.
. Na tarde hoje, foi submetida a cirurgia devido a hemorragia interna. Por volta das 17:00h Ana Lúcia acabou não resistindo e veio a óbito. O enterro será realizado na cidade de Uauá-BA no final da tarde desta quinta-feira (18). A filha de Ana Lúcia, Mirela Gonçalves, 27 anos, que também estava na van, quebrou as duas pernas, está em observação no mesmo hospital. Além de Mirela continuam internadas Arijana Ana de Paula que não sofreu fraturas, mas também está em observação; Luciene Barbosa, que passou por uma cirurgia e apresenta quadro estável; o motorista da van, Geraldo Marcelino Borges, 54 anos, que está internado na SOTE e não corre risco de morte; Ingrid Geovana Vieira de Oliveira, também está internada em observação e Telma Varjão de Oliveira, passou por uma cirurgia e está se recuperando. A jornalista da TV São Francisco Jaidê Bonfim continua internada em Petrolina.
Ana Lúcia Gonçalves Ribeiro
Ana Lúcia moradora da Rua Macambira no Distrito Pilar também era ocupante do veículo van. Ela foi levada pelas equipes de resgate para o Hospital de Traumas em Petrolina, foi submetida a cirurgias, devido a sérias lesões que sofreu. Desde ontem Aninha como era conhecida no Distrito, permanecia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

ACIDENTE COM ALUNOS DO DISTRITO PILAR NA BR-407, DEIXA VÍTIMA FATAL.

A colisão frontal entre um caminhão e uma van que vinha de Pilar BA, em direção a Juazeiro (a 500 km de Salvador), nas proximidades da “Carranca” na entrada da cidade, acabou travando o trânsito nos dois sentidos (Carnaíba/Juazeiro-Juazeiro/Carnaíba).deixou uma pessoa morta e 12 outros passageiros feridos.
A estudante Janailde Oliveira Almeida, de 22 anos, que estava sentada no banco da frente da van morreu no local do acidente. Ela estava no último semestre do curso de letras (Especialização em Língua Inglesa) e foi a Universidade de Pernambuco apenas para apresentar sua monografia e fazia parte da comissão de formatura. O enterro de Janailde está marcado para acontecer às 16h desta quarta-feira (17), no cemitério da cidade de Queimadas-BA.
O acidente aconteceu na tarde desta terça-feira, 16, a cerca de 15 km de Juazeiro, e congestionou a BR-407 por vários quilômetros nos dois sentidos.
Pneu estourou - De acordo com o inspetor Benevides, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os indícios no local apontam para a possibilidade de que o pneu do caminhão tenha estourado, o que teria feito o motorista perder o controle do veículo, invadindo a contramão e batendo de frente com a van de transporte alternativo, que vinha com 12 pessoas.
O Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Samu estiveram no local e fizeram a remoção do corpo de Janailde e dos feridos para hospitais de Juazeiro(BA) e Petrolina (PE). Duas pessoas foram levadas para o Hospital Regional de Juazeiro.
O motorista da van, Geraldo Marcelino, ficou em observação, e a jornalista Jaidê Bonfim da TV São Francisco, que sofreu escoriações e fraturas, foi transferida para o Hospital de Traumas, em Petrolina, onde foi submetida a cirurgia.
Para o Hospital Pro-Matre foram levados sete feridos. Três foram liberados, um transferido para Hospital de Traumas e os demais ficaram em observação.


Das 12 pessoas que ficaram feridas, cinco foram levadas para um hospital de Juazeiro. Três já receberam alta. Uma está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a outra está em observação e deverá ser liberada na manhã desta quarta-feira.
Jornalista da TV São Francisco Jaidê da Silva Bonfim (Foto: Reprodução/TV São Francisco)
Jornalista da TV São Francisco Jaidê da Silva Bonfim
(Foto: Reprodução/TV São Francisco)
As outras sete vítimas foram encaminhadas para o Hospital de Urgências e Traumas, em Petrolina. Entre elas, a jornalista da TV São Francisco Jaidê da Silva Bonfim, de 34 anos. Ela sofreu fraturas no fêmur, no braço, na bacia e no cotovelo. Jaidê passou por uma cirurgia e está na UTI, mas de acordo com os médicos, não corre risco de morte.
De acordo com a polícia, o motorista do caminhão e o carona sofreram apenas lesões leves. Eles chegaram a ser socorridos no local, mas fugiram sem ser identificados.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Recado para os Distritos que querem se emancipar na Bahia

O Pernambuco esta se mobilizando e a Bahia continua parada. Precisamos tomar possição para reativação da comissão estadual o mais rapido possível, para que possamos fazer pressão aos deputados para votarem a lei da Bahia. Se a Câmara Federal votar o projeto de emancipações, nós vamos ficar "ferrados" se a ALBA não aprovar a nossa lei. A lei federal prevê emancipações para 1 ano antes das eleições municipais. E nós como ficamos?
Vamos reativar a nossa comissão o mais rápido possível.

sábado, 6 de agosto de 2011

Movimento Emancipalista Nacional e Governo Federal, finalmente chegam a um acordo para criar novos municípios.

Coordenada pela Dra. Paula Losado, Secretária Geral da Casa Civil, Dr. Ligia, Secretária Geral da Presidência da República e Deputado José Augusto Maia PSB-PE, presidente da frente parlamentar que defende a criação de novos municípios, a audiência realizada no último dia 03 de agosto, na Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da Republica em Brasília, discutiu principalmente os critérios de viabilidade econômica e números de habitantes diferenciados por região conforme minuta apresentada pelo projeto do Governo Federal para convalidar as emancipações em todo país. Na audiência a sociedade civil e deputados presentes fecham acordo com governo federal para apresentar em regime de prioridade o projeto em questão. A frente parlamentar vai apresentar o teor da minuta da proposta, agora em projeto de lei, e resolver de vez a celeuma que a mais de 15 anos não se cria municípios em todo país. As delegações emancipalista dos estados brasileiros voltaram da capital do país com a certeza do desentrave sobre o tema das emancipações resolvidas. O vereador João Dias do Distrito de Nascente em Araripina, esteve representando o Deputado Odacy Amorim considerado na ALEPE um deputado emancipalista. Para João, o governo entendeu que a força popular flexibilizou o entendimento político, diante das diversas vindas das caravanas emancipalistas lideradas por populares sem vínculo político eletivo, o que caracteriza o verdadeiro papel da democracia deste país. Esteve por lá a secretária geral do movimento nacional de Santana do Sobrado em Casa Nova-BA, Raquel Coelho e o Presidente Nacional do UBDNMU, o popular Augusto César do Estado do Maranhão um dos maiores emancipalista da história desse país, pois o mesmo percorreu vários estados brasileiros promovendo os debates sobre o tema.

Relação de participantes:
Vereadores de Pernambuco.
Aldemir Custodio
Elizabete Azevedo Medeiros
Luis Floriano da Silva Júnior
Jarbas da Silva Pinto
Jose Gilson Carlos da Silva (Diretor Distrital)
João Dias (Representando o Deputado Odacy Amorim)
Aurismar Pinho Gomes
Deputado Estadual Edson Vieira
Ceará
Deputado Cavalcante (rep. Assembléia Legislativa)
Kate Santos (Rep. FAEC)
Acre
Prof. Weliton Luis
Enfermeira Meire
Prof. Camilo Silva
Gilmar Oliveira Gomes
Rio de Janeiro
Ozeas Rodrigues (Rep. da Comissão Nacional)
Manoel Barreto (Assessor Parlamentar)
Jornalista Stênio Andrade
Bahia
Raquel Coelho (Rep. Comissão Nacional)
Arnaldo Ferreira Araújo
São Paulo
José Nunes (Vice-Presidente da Comissão Nacional)
Jorcival Fernandes de Oliveira
Mato Grosso
Salim (Rep. Comissão Estadual)
Valnei Jalman
Pará
Cardoso Silva
Vereador Mariozan Rodrigues Quinto
João Samuel Nunes
Maranhão
Augusto César (Presidente da Comissão Federal)
Jorcival Silva

RAQUEL COELHO REPRESENTA A BAHIA NO MOVIMENTO NACIONAL QUE DEFENDE AS EMANCIPAÇÕES EM BRASÍLIA.

No último dia o3 de agosto, a emancipalista santanense Raquel Coelho – Secretária do Movimento Nacional que defende as emancipações no país, participou de uma audiência em Brasília, para tratar da matéria das emancipações em regulamentar o artigo 18º, parágrafo 4º da Constituição Federal, a mesma é a vice presidente do movimento de Santana do Sobrado, e representou os demais Distritos da Bahia, que buscam a liberdade da população.

Emancipação de Novos Municípios



Gonzaga Patriota
Há 16 anos nenhum município é criado no Brasil, porque o Congresso Nacional alterou a lei de emancipação de municípios, passando para a União a deliberação sobre o assunto. Da mesma forma, também fora alterada a legislação que criava novos Estados, tendo sido Tocantins, o último criado durante a elaboração da Carta Constitucional Brasileira. 
Nos idos de 80, como Deputado Estadual, fui autor de vários Projetos de emancipação de municípios em Pernambuco, a exemplo de Dormentes, Lagoa Grande, Santa Cruz, Carnaubeira da Penha, Jatobá, Santa Cruz da Baixa Verde, dentre outros, transformando abandonadas vilas em municípios autônomos e progressistas que, em poucos anos, se desenvolveram e caminham até hoje com as suas próprias pernas.
O que eram esses municípios e o que são na atualidade. Lagoa Grande, a Capital do vinho e da uva do Nordeste. Dormentes, Capital da caprinovinocultura, Jatobá, exportando energia para grande parte do Nordeste Brasileiro e tantos outros em pleno sucesso. Tramitam no Congresso Nacional, várias Propostas de Emenda Constitucional e Projetos de Lei, retornando aos Estados, a legislação para emancipação de novos municípios e Estados.
Espero que Rajada, Izacolândia, Nascente, Pontas de Pedra, Ipojuca, Cruzeiro do Nordeste e tantas outras progressistas comunidades se emancipem e possam crescer com as suas populações, bem como, novas áreas se transformem em Estados, a exemplo do futuro Estado do Rio São Francisco, área que pertenceu a Pernambuco, projeto de minha autoria. 
GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, pós-graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Fonte: Blog Geraldo José